sexta-feira, 4 de julho de 2008

A biodiversidade aquática


Aqui é a C. falando temos outro tema q é a BIODIVERSIDADE AQUÁTICA
A BIODVERSIDADE AQUÁTICA

As drenagens das áreas circundantes da lagoa trazem matérias orgânicas e nutrientes dissolvidos, permitindo o desenvolvimento de vários grupos de indivíduos produtores como pequenas algas suspensas (fitoplâncton), plantas, algumas algas aderidas às plantas e, no fundo, algas conhecidas como bênticas.Os lagos e lagoas ainda são ocupados por vários tipos de consumidores como anfíbios adultos e suas larvas, crustáceos, larvas de peixes e insetos, pequenas criaturas herbívoras. Também são encontradas bactérias que não utilizam o oxigênio para realizar seu metabolismo (bactérias anaeróbicas), já que na zona profunda a luz é pouco disponível.Pássaros, cágados e grandes predadores vão e vêm dos lagos e lagoas. O nível da água cai e se eleva naturalmente dentro de alguns limites ajudando a manter a diversidade do ecossistema aquático e prevenindo da concentração excessiva de nutrientes.

Um grande exemplo de biodiversidade aquática é o Pantanal.Nos rios, encontra-se a maior variedade de peixes de água doce do mundo.Mas há um animal que merece destaque: o jacaré, cuja pele é utilizada na fabricação de cintos, bolsas e calçados, sendo, por isso, vítima da caça indiscriminada.
O formato do corpo dos peixes e dos outros seres marinhos é extremamente variável e possui uma intíma relação com seus habitats (locais onde vivem), hábitos, modo de natação e comportamento geral.Existem muitos animais na água que podem ser divididos em três grupos:
PELÁGICOS: peixes que nadam continuamente na faixa próximo da superfície da água, não possuindo um local específico de moradia. São normalmente fusiformes, migratórios e grandes nadadores. A maioria vive mais afastado da costa, em mar aberto. Muitos não possuem a bexiga natatória. A coloração do corpo costuma ser brilhante com tons azulados ou esverdeados no dorso e flancos e branca no ventre. Exemplos:dourados, pampos, marlins, enxadas, algumas raias e a maioria dos cações.

NECTÔNICOS: peixes que nadam ativamente, porém mantêm uma relação com o substrato marinho, onde alguns fazem sua moradia (toca). São normalmente comprimidos lateralmente e vivem nas águas costeiras. A coloração de seu corpo, que varia muito, usualmente apresenta pintas, manchas ou listras claras ou escuras com um fundo contrastante mais escuro ou mais claro. Alguns possuem um bom mimetismo com fundo onde vivem. Exemplos: meros, salemas, budiões, ciobas, robalos e pescadas.

BENTÔNICOS: peixes que habitam e dependem do fundo, em uma extreita relação com o substrato marinho. Não costumam ser bons nadadores. Alguns são comprimidos dorso-ventralmente. A coloração de seu corpo tende a ser escura no dorso e clara no ventre. A maioria apresenta excelente mimetismo com o fundo e alguns são peçonhentos. Exemplo: bagres, linguados, trilhas, mangangás, alguns cações e a maioria das raias.
Portanto podemos perceber que na água encontramos muitos tipos de seres-vivos com diferentes tamanhos e cores, então temos que preservar esse enorme ecossistema que abriga tantos animais.Então vamos preservar!

Nenhum comentário: