sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ameaças a Biodiversidade Aquática

Oi gente ! Estou aqui estreiando no blog , mais infelizmente com esse assunto triste .
AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE AQUÁTICA :
Ai vão algumas curiosidades :

“Ao longo da sua história no planeta, o ser humano aumentou as taxas de extinção de espécies em cerca de 1000 vezes relativamente às taxas de base estimadas para a história do planeta. Os ecossistemas estão a ser transformados numa magnitude sem precedentes, a distribuição das espécies está a tornar-se cada vez mais semelhante e a diversidade genética tem diminuído a nível global“, Millennium Ecosystem Assessment, 2005 [1].

“A biodiversidade contribui directa e indirectamente para o bem-estar humano. Ela é essencial ao funcionamento dos ecossistemas e ao fluxo sustentável de benefícios dos ecossistemas para os indivíduos e as sociedades. A perda de biodiversidade contribui para uma maior degradação das condições de saúde, menor segurança alimentar, maior vulnerabilidade, menor riqueza e pioria das relações sociais”, UNEP- Programa Ambiental da Nações Unidas [2].

Aí vai o assunto SÉRIO : As barragens e a modificação da hidrologiaO maior efeito na biodiversidade das espécies aquáticas e das zonas húmidas, bem como nos processos ecológicos das zonas húmidas tem sido, provavelmente, devido à construção de barragens. Ao longo dos últimos anos, muitas têm sido construídas, incluindo as grandes barragens de Kariba, Cahora Bassa, Itezhi-tezhi e Garganta Kafue, para além de uma miríade de outras menores em quase todos os afluentes do Zambeze no Zimbabwe e na Zâmbia. A hidrologia foi alterada e os regimes de inundação grandemente modificados, com impactos sobre os habitates e as espécies. Neste processo, foram criados dois novos habitates principais - um ambiente pelágico e um ambiente litoral. A criação destes novos ambientes conduziu a que espécies anteriormente raras, como os moluscos de água doce, se tornassem abundantes,20 e à invasão ou introdução de novas espécies na bacia.

Mais ainda não acabou , existem outras sérias ameaças ...
Como : Material residual proveniente de fontes orgânicas e inorgânicas, resultantes de atividades industriais, agrícolas ou de resíduos domésticos, é outra fonte extremamente importante de poluição e contaminação. Deve-se distinguir entre fontes pontuais e não pontuais de poluentes e contaminação.
Introdução de espécies exóticas - a introdução de espécies exóticas de plantas, peixes e outros organismos produz extensas modificações nas cadeias alimentares, em lagos e reservatórios no Brasil. Por exemplo, a introdução acidental ou proposital de Cichla occelaris (tucunaré) alterou profundamente as cadeias alimentares em lagos do rio Doce. ( ISSO TUDO É CAUSADO PELO DESPEJO DE MATERIAL RESIDUAL )

Mais uma curiosidade :
Espécies críticas que têm uma importância fundamental para as cadeias alimentares, ou para a manutenção da biodiversidade sustentada dos ecossitemas aquáticos, podem ser removidas por pressão de pesca, caça ou poluição, produzindo grandes transformações no sistema. A remoção de várias espécies de vegetação ripária, produz muitas alterações no sistema aquático. Por exemplo, a remoção de espécies de vegetação, cujos frutos servem de alimento para peixes, pode causar alterações fundamentais na estrutura da comunidade biológica em ecossistemas aquáticos.

Esses são SÓ ALGUMAS ameaças sérias que atimgem nosso país , e outros , infelizmente .

Abraços : N.

Nenhum comentário: