sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cadeia alimentar aquática

Tema : Cadeia alimentar aquática

Cadeias e Teias Alimentares
Cadeia alimentar é a seqüência linear de alimentação desde os produtores até os diversos tipos de consumidores. É pela cadeia que a energia e a matéria passam aos diferentes seres vivos. Porém as relações alimentares de um ecossistema não são simples cadeias alimentares. Em geral cada nível trófico é representado por diversas espécies, podendo cada qual alimentar-se de organismos pertencentes a dois ou mais níveis tróficos, estabelecendo-se assim teias alimentares. Teia alimentar é, portanto, o conjunto das relações alimentares entre populações de um ecossistema. Sua representação demonstra a complexidade das transferências de matéria e energia.
Esta é então a explicação para cadeia alimentar.
A cadeia alimentar aquática é mais ou menos assim :


Cadeia trófica aquática

HOMEM
^
PEIXE MÉDIO
^
PEIXE PEQUENO
^
ZOÔPLANCTON
^
FITOPLANCTON



Agora , falarei sobre :


Desequilíbrio nas cadeias alimentares

Fatores naturais como tempestades e temperaturas extremas, entre outras, podem causar desaparecimento de determinadas populações e, tendo em vista a complexa ligação existente entre os seres vivos, tal fato pode levar a um desequilíbrio nas cadeias alimentares.
Além dos fatores naturais, as atividades humanas após a descoberta do fogo, o desenvolvimento da agricultura e principalmente a industrialização, tem geradograndes alterações em praticamente todos os ecossistemas terrestres e aquáticos.
O modelo de desenvolvimento adotado pelo homem tem se mostrado altamente impactante e insustentável, e entre as mais graves ações humanas contra o meio ambiente podemos destacar: desmatamento excessivo, pesca e caça predatória, introdução de compostos tóxicos no ar, na água e no solo, utilização de compostos radioativos, grande produção de resíduos sólidos, etc. Muitos destes compostos tóxicos tendem a ser absorvidos por organismos e passam a acumular-se tanto no próprio organismo (bioacumulação) como também na cadeia alimentar (biomagnificação), sendo que o próprio homem ocupa uma posição de predador de topo de cadeia e, portanto, é altamente prejudicado por esses compostos.
Muitos caso de doenças graves em seres humanos têm sido relacionados aoconsumos de alimentos contaminados por compostos tóxicos, sendo que o caso de Minamata no Japão em 1950, quando uma grande quantidades de mercúrio foi introduzida no mar e absorvida por animais marinhos que eram consumidos em grande escala pela população local. Na ocasião foram relatados sérios problemas no fígado, rins, sistema nervoso, além da ocorrência de mortes naquela população.
Isto é tudo que tenho sobre cadeia alimentar aquática
Vejam também o Vídeo
Fonte: sites.unisanta.br
Fonte: www.rainhadapaz.g12.br

2 comentários:

♥pi restart♥ disse...

gostei do texto da cadeia alimentar aquatica por que me fez entender o que eu nao sabia definir.Ex:uma cadeia alimentar aquatica.Ex: capim<capivara<biguá
fungos

♥pi restart♥ disse...

façam seus comentários por que eu vou ler e gostar!!!♥