terça-feira, 17 de junho de 2008

Olá pessoal!
Nosso primeiro tema é URSOS POLARES E O AQUECIMENTO GLOBAL
olhem só! deem uma olhada! aqui está a ficha completa
" Ti fofos!!!!!!"
NOME COMUM: Urso-polar
NOME EM INGLÊS: Polar bear
NOME CIENTÍFICO: Thalarctos maritimus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Ursidae
CARACTERÍSTICAS: Garras não retráveis
ALTURA: cerca de 90 cm - de quatro e medindo na cernelha
PESO: até 700 kg
MATURIDADE SEXUAL: Um urso polar fêmea precisa de 4 anos para chegar à maturidade sexual, enquanto um macho precisa de 6 anos.
REPRODUÇÃO: A reprodução ocorre entre os meses de Abril e Maio no gelo, e os machos e fêmeas encontram-se em locais onde o alimento é abundante. A competição pelas fêmeas é intensa já que esta só se reproduz de 3 em 3 anos, o que implica que existem 3 machos para cada fêmea. Uma fêmea pode ser acompanhada por vários machos, até que o mais forte consegue afastar todos os outros pretendentes, ficando juntos durante uma semana ou mais. Como as fêmeas possuem ovulação induzida, estas precisam de várias cópulas para estimular a produção de óvulos e garantir a fertilização do ovo.
FILHOTES: 2 por cria. Os filhotes nascem entre Novembro e Janeiro, dentro da cova, e só sairão em finais de Março ou Abril. Quando nascem os filhotes pesam entre 454-680 g, medem 30 cm de comprimento e são completamente dependentes da mãe. Os filhotes são amamentados até 30 meses e começam a comer alimentos sólidos assim que a mãe caça a primeira presa (aos 3 ou 4 meses de idade). Devido ao elevado conteúdo lipídico do leite da mãe, os filhotes crescem bastante depressa – aos 8 meses, pesam mais de 45 kg. Durante o período em que permanecem com a mãe, os filhotes aprendem a caçar por observação e, com apenas 1 ano de idade, conseguem caçar com sucesso. Aos 30 meses de idade, as crias são afastadas pela sua mãe ou por machos, pois a fêmea está pronta para acasalar novamente.
PERÍODO DE GESTAÇÃO: Durante os 8 meses de gestação (incluindo um período de implantação atrasada), a fêmea tem que aumentar, pelo menos, 200 kg de peso para que a gravidez prossiga. Entretanto, a fêmea começa a procurar o local ideal para cavar uma toca onde passará os últimos meses de gravidez e onde dará à luz.
DISTRIBUIÇÃO: principalmente, no circo-polar Ártico ou áreas a norte de 82° latitude norte. A sua distribuição a sul depende da quantidade de gelo formado durante o Inverno, podendo ser encontrados na ilha de St. Lawrence, Svalbard ou James Bay, Canadá.
ALIMENTAÇÃO:Os ursos polares alimentam-se principalmente de focas e também de carcassas de belugas, morsas, narvais e baleias. Quando o alimento não está disponível, os ursos polares alimentam-se de veados, pequenos roedores, aves marinhas, patos, peixes, ovos, vegetação, bagas, e lixo humano. Devido a necessidades energéticas, um urso polar necessita ingerir, pelo menos, 2 kg por dia para sobreviver. Assim, uma foca pesando 55 kg chega para 8 dias, sendo tudo aproveitado.
MODO DE CAÇA: A caça passiva é a mais comum, na qual o urso polar espera que uma foca venha à superfície respirar e ataca-a. Um urso polar também caça activamente, quer em terra ou água, especialmente no verão quando as focas permanecem à superfície ou, na primavera, em locais de nascimento. Os machos lutam entre si, não só durante a época reprodutora, mas também quando um urso rouba a comida de outro.
DENTIÇÃO: Os ursos polares têm 42 dentes, usando-os não só na alimentação (para rasgar a comida e não para mastigá-la), mas também durante interacções agressivas.
PREDADORES: Apesar do urso polar adulto não ter predadores naturais, ocasionalmente, um macho mata outro, durante competição por uma fêmea, ou uma fêmea a proteger as suas crias. Por vezes, crias com menos de um ano de idade são presas de machos adultos ou de outros carnívoros, como por exemplo, lobos. Recém-nascidos podem ser canibalizados por mães mal nutridas. STATUS: O urso polar está ameaçado e sua população diminuindo cada vez mais. O maior predador do Urso polar é o homem. Esse animais têm sido caçados desde há 2500-3000 anos, principalmente como alimento. A caça commercial iniciou-se em 1500 e estava já bem desenvolvida em 1700, mas é em 1950-60 que se dá um pico. Actualmente, a caça está regulamentada no Canadá, Gronelândia e Estados Unidos, e está completamente banida na Noruega e Rússia. Hoje, o urso polar é caçado por popluações nativas do Ártico, principalmente, para alimento, roupa, artesanato e venda de peles. Vários ataques a humanos são registados anualmente, em regiões onde o habitat dos humanos e dos ursos polares se encontram, tais como locais de caça, cidades e estações metereológicas, sendo ursos polares subadultos e fêmeas com crias aqueles que atacam mais frequentemente. Além do homem, as descargas de óleo de plataformas ou petroleiros são também uma potencial ameaça para os ursos polares. Quando cobertos de óleo, a pelagem destes animais perde a sua capacidade insoladora, além disso, as descargas de óleo contaminam as suas fontes de alimento. Produtos químicos tóxicos estão presentes nos ursos polares afetando a longo-prazo a sua saúde e longevidade. Como topo da cadeia alimentar, é nestes animais que se enontram as mais elevadas concentrações de PCB, DDT e outros químicos. Somente em 1965 é que o urso polar recebeu grande atenção com a realização do primeiro encontro científico. No entanto, foi em 1973 que se realizou o primeiro acordo internacional para a conservação do urso polar e do seu habitat. Um ano antes, os Estados Unidos, sob o “Marine Mammal Protection Act”, proibe a caça de ursos polares, excepto pelas populações nativas do Alasca. Em 1975, o urso polar foi considerado como ameaçado.
TEMPO DE VIDA : Os ursos polares podem viver até 20-30 anos de idade, mas a maioria não vive mais de 15-18 anos. A idade de um urso polar pode ser verificada pela contagem dos anéis de crescimento nos dentes.PELAGEM: A pelagem dos ursos polares tem cerca de 2,5-5 cm de profundidade e é composta por uma camada densa e insoladora que é, por sua vez, coberta por uma camada relativamente fina de pêlos brilhantes e claros. O pêlo é oleoso, repelindo a água, e permite ao urso sacudir facilmente a água após natação. Devido à excelente insulação, os ursos polares tendem a sofrer de sobre-aquecimento, pelo que se movem devagar, descansam e nadam bastante. Como cada pêlo reflecte a luz, o urso polar tem uma coloração esbranquiçada que, por oxidação, pode tornar-se amarelada ou mesmo acastanhada. A pelagem do urso polar é substituída anualmente em Maio ou Junho.
AUDIÇÃO: A audição do urso polar é, provavelmente, tão boa como a de um humano, o que quer dizer que pode ouvir sons com frequências entre 0.02 e 20 kHz.
VISÃO: A visão pode ser comparada com a dos humanos, mas possui uma membrana protectora contra a luz ultra-violeta.
OLFATO: é bastante desenvolvido e é o mais importante para a detecção de presas, sendo possível detectar uma foca a mais de 32 km de distância HIBERNAÇÃO: Como a maior parte dos ursos, o urso polar hiberna, mas apenas fêmeas grávidas entram num estado de letargia carnívora, o que significa que os animais acordam facilmente (não é uma profunda hibernação).O urso polar branco é um animal da calota polar ártica e das costas setentrionais da América e da Eurásia. Apesar do seu grande peso e aparência maciça, ele se move com facilidade. Pode nadar através de um braço de mar, a uma velocidade de quase 50 quilômetros por hora. Corre tão rápido quanto o homem e desliza sobre a neve e o gelo. O urso polar está bem equipado para viver no seu meio ambiente. Seu pé é parcialmente alargado, e isso o ajuda na natação. O pêlo longo e gorduroso isola-o da água e o mantém aquecido. Uma proteção adicional contra o frio é dada pela espessa camada de gordura que se encontra abaixo da pele. Como a maioria dos ursos, o urso polar vive em pequenos grupos de três ou quatro e nunca em grandes bandos. Machos e fêmeas ficam separados, exceto durante a primavera, estação do acasalamento. Os filhotes nascem no inverno em uma toca cavada previamente pela fêmea. A toca é coberta com neve e a fêmea entra em um estado semi-sonolência que não é propriamente uma hibernação. O urso polar é um carnívoro que se alimenta de outros mamíferos, aves, salmão, bacalhau, focas e golfinhos. Está ameaçado de extinção, mas há esforços para protege-lo.

Nenhum comentário: